Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Municipal com assento no Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

Câmara Municipal com assento no Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

por Assessoria Comunicação publicado 14/04/2018 19h33, última modificação 14/04/2018 19h33

Com o objetivo de buscar a autonomia dos municípios, visando à melhoria dos serviços públicos das cidades e a aproximação dessas, o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (CDM), se reuniu pela primeira vez, ontem (13), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Representando São Lourenço da Mata, a Câmara Municipal tem assento cativo no Conselho, com o vereador Leonardo Barbosa (SD).

De acordo com o parlamentar, os assuntos de interesse comum serão tratados de maneira metropolitana e consensual. “O Conselho surge com a participação de 15 municípios, que discutirão questões como o transporte, a segurança, o planejamento territorial, a gestão dos resíduos sólidos, o saneamento básico, a mobilidade urbana, entre outros. E São Lourenço da Mata será representado nessas discussões por mim, como titular, e pelo vereador Antônio Manga, como suplente, caso eu precise me ausentar”, disse Leonardo.

O CONSELHO – O CDM obedece duas leis: o Estatuto da Metrópole – no âmbito federal - e a Lei Estadual Complementar nº 383, aprovada no mês passado. No conselho, que será uma instância deliberativa do Sistema de Gestão Metropolitana (SGM), os municípios terão peso 55 nos votos, e a mesma proporção de desembolso nos investimentos a serem bancados pelo CDM. Já o Governo do Estado terá peso 40, tanto nos votos quanto nos rateios dos investimentos. Os cinco votos restantes serão representados pela sociedade civil, cada um com peso um.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

Mídias Sociais

   

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo
Transparência