Câmara Municipal de São Lourenço da Mata presta homenagem a Cícero Pinheiro
“Eu não dou aula, eu dou show!”, com uma de suas frases a Câmara Municipal de São Lourenço da Mata inicia esta homenagem ao ex-presidente da Casa, vítima da covid-19, vereador Cícero Pinheiro, que na última sexta-feira (17), completou sete dias de sua morte. Aos 42 anos, evangélico, casado com Selma Maciel Pinheiro dos Santos, pai de Cícero Pinheiro dos Santos Neto, Nícollas Pétrus Pinheiro dos Santos e Júlia Sterfane Pinheiro dos Santos, e morador do bairro de Tiúma, Cícero deixou um eterno legado pela sua passagem nesta vida, com uma história de superação e sucesso. História essa, que será contada de maneira resumida neste texto.
Paulista de nascimento e sãolourencense de coração há 36 anos, Cicero Pinheiro dos Santos Junior nasceu em sete de junho de 1977, em São Paulo (SP). Filho de família de origem humilde, Cícero chegou a São Lourenço da Mata aos sete anos, e passou toda sua vida estudando em escolas públicas. Também como autodidata, Cícero sempre procurou estudar só, na certeza que no estudo estava seu futuro. Ainda jovem, passou para o vestibular de matemática; em seguida, entrou para o Exército e, posteriormente passou no concurso da Polícia Militar de Pernambuco. Mas, Cícero não parou por aí! Seguiu estudando e trabalhando vindo a passar em mais três concursos, inclusive para professor, ao qual tinha muito orgulho. Posteriormente, ingressou para o Mestrado em Educação Matemática e seguiu sua vida de policial e professor.
Anos depois, agora na reserva da Polícia Militar, Cícero Pinheiro buscou participar da vida política da sua cidade e candidatou-se para vereador. Em seu primeiro pleito, Cícero obteve 500 votos. Já no segundo, em 2016, Cícero alcançou 850 votos, e pôde assumir uma das cadeiras do Legislativo Municipal. Cícero foi 1º Secretário da Mesa Diretora, biênio 2017/2018, em seguida, foi eleito como Presidente da Câmara Municipal de São Lourenço da Mata, para o biênio 2019/2020, o qual não chegou a completar por ter sido uma das vítimas do coronavírus na cidade.
Na Capital do Pau-Brasil, Cícero representou muito bem a população sãolourencense no Poder Legislativo Municipal. No seu primeiro mandato, como presidente da Câmara de Vereadores, Cícero acompanhou diversas ações da gestão pública, fez a reforma do prédio da Casa de Leis e aprovou importantes projetos, como: o PL 28/2019, que estabelece a coleta de materiais para exames em idosos e pessoas com deficiência nas suas residências; o PL 61/2017, que garante matrícula para alunos portadores de deficiência locomotora na escola municipal mais próxima da sua residência; além de focar no meio ambiente e na coleta de recicláveis, como o PL 34/2018, que implantou o programa de coleta seletiva de lixo eletrônico tecnológico, na zona rural e urbana do município de São Lourenço da Mata; além do Prouni Municipal, que garante ensino superior aos alunos de baixa renda.
Cícero faleceu na sexta-feira, dia 10 de abril de 2020, após ser internado na terça-feira (7), no Hospital da Polícia Militar, no bairro do Derby, no Recife, vítima da covid-19, causada pelo novo coronavírus. O corpo de Cícero Pinheiro foi enterrado no dia 11 de abril, no Cemitério Morada Eterna, no Centro de São Lourenço da Mata.
Cícero Pinheiro dos Santos Junior
07 de junho de 1977
10 de abril de 2020
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá”. João 11: 25 - 26.