Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Campanha arrecada e alerta para importância de doar sangue

Campanha arrecada e alerta para importância de doar sangue

por Gaby Lapenda publicado 16/04/2017 18h56, última modificação 16/04/2017 18h56

Para reforçar o estoque de sangue do Hemope, a Câmara Municipal de São Lourenço da Mata (RMR), promoverá, no dia 5 de maio, a 3ª edição da Semana Municipal de Mobilização em Favor da Vida, em parceria com o hemocentro. O evento, que tem como tema “Doar sangue: um ato de amor e cidadania”, busca reforçar a importância da doação de sangue, além de sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem.

O projeto foi criado pelo vereador Antônio Manga (PSB), por meio do projeto de lei nº 2.453/2015. “Nosso objetivo, além de coletar uma boa quantidade de sangue para o Hemope, é realizar campanhas educativas com os estudantes do município, das redes: particular, municipal e estadual; assim como toda a população, fazendo com que eles não só se sensibilizem da importância de doar, como um ato solidário de amor ao próximo, mas que sejam também multiplicadores desse ato”, explicou o autor do projeto.

Ainda de acordo com o parlamentar, a meta é arrecadar o dobro do estoque de sangue da última edição. “Pretendemos ter esse ano um número maior de doadores. O ano passado conseguimos ter um aumento de 37% de pessoas, cerca de 140 bolsas de sangue foram coletadas, e cada bolsa pode salvar até quatro vidas. Vamos continuar com o fortalecimento dessa campanha, que já entrou para o calendário do município, para que possamos criar essa cultura da doação de sangue, em São Lourenço da Mata”, pontuou Manga.

QUEM PODE DOAR

- Homens e Mulheres com idade entre 16 e 69 anos

- Se menor de idade, é necessária a presença do responsável legal para consentir a doação de sangue

- O limite para a primeira doação será de 60 anos 11 meses e 29 dias

- Pesar mais de 50Kg

- Gozar de boa saúde

- Ter dormindo bem nas últimas 6 horas;

- Alimentar-se normalmente e evitar comidas gordurosas

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas

- Não estar usando medicamentos controlados

NÃO PODE DOAR

- Gripe: aguardar 7 dias;

- Gravidez e até 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses;

- Endoscopia nos últimos seis meses;

- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, quando não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.