Campanha arrecada e alerta para importância de doar sangue
Para reforçar o estoque de sangue do Hemope, a Câmara Municipal de São Lourenço da Mata (RMR), promoverá, nesta quinta-feira (25), a 3ª edição da Semana Municipal de Mobilização em Favor da Vida, em parceria com o hemocentro. O evento, que tem como tema “Doar sangue: um ato de amor e cidadania”, busca reforçar a importância da doação de sangue, além de sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem.
O projeto foi criado pelo vereador Antônio Manga (PSB), por meio do projeto de lei nº 2.453/2015. “Nosso objetivo, além de coletar uma boa quantidade de sangue para o Hemope, é realizar campanhas educativas com os estudantes do município, das redes: particular, municipal e estadual; assim como toda a população, fazendo com que eles não só se sensibilizem da importância de doar, como um ato solidário de amor ao próximo, mas que sejam também multiplicadores desse ato”, explicou o autor do projeto.
Ainda de acordo com o parlamentar, a meta é arrecadar o dobro do estoque de sangue da última edição. “Pretendemos ter este ano um número maior de doadores. O ano passado conseguimos ter um aumento de 37% de pessoas, cerca de 140 bolsas de sangue foram coletadas, e cada bolsa pode salvar até quatro vidas. Vamos continuar com o fortalecimento dessa campanha, que já entrou para o calendário do município, para que possamos criar essa cultura da doação de sangue em São Lourenço da Mata”, pontuou Manga.
QUEM PODE DOAR
- Homens e Mulheres com idade entre 16 e 69 anos
- Se menor de idade, é necessária a presença do responsável legal para consentir a doação de sangue
- O limite para a primeira doação será de 60 anos 11 meses e 29 dias
- Pesar mais de 50Kg
- Gozar de boa saúde
- Ter dormindo bem nas últimas 6 horas;
- Alimentar-se normalmente e evitar comidas gordurosas
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
- Não estar usando medicamentos controlados
NÃO PODE DOAR
- Gripe: aguardar 7 dias;
- Gravidez e até 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses;
- Endoscopia nos últimos seis meses;
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, quando não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.