Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Capoeiristas ganham data municipal em São Lourenço da Mata

Capoeiristas ganham data municipal em São Lourenço da Mata

por Assessoria Comunicação publicado 22/10/2018 16h48, última modificação 22/10/2018 16h48

Os capoeiristas de São Lourenço da Mata acabam de ganhar uma data no Calendário Oficial do município. Na 4ª sessão ordinária, do mês de outubro, a Câmara Municipal aprovou o projeto 064/2018, de autoria do vereador Cícero Pinheiro (PTB), que institui “O Dia Municipal do Capoeirista”. A data será comemorada anualmente no dia 3 de agosto, em alusão ao Dia Municipal da Capoeira e do Capoeirista, também celebrado neste dia.

Feliz com a aprovação, o vereador Cícero Pinheiro comentou o projeto. “As Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Esportes, Turismo e Juventude ficaram responsáveis por desenvolver atividades neste dia, como palestras, aulas, rodas de capoeira, entre outros, para enaltecer o tema, buscando dar visibilidade e mais dignidade social e cultural a essa importante manifestação popular”, ressaltou.

Mais sobre a data: No dia três de agosto é comemorado o dia de uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras: a capoeira. Em 2008, a manifestação foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial. Atualmente, a capoeira é considerada um dos principais esportes nacionais. A manifestação surgiu entre os escravos como um grito de liberdade. Os negros da África, a maioria da região de Angola, foram trazidos ao Brasil para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar, nas fazendas de café ou nas casas dos senhores como mão de obra escrava. Sendo assim, a capoeira era uma forma de luta e resistência.