Capoeiristas ganham data municipal em São Lourenço da Mata
Os capoeiristas de São Lourenço da Mata acabam de ganhar uma data no Calendário Oficial do município. Na 4ª sessão ordinária, do mês de outubro, a Câmara Municipal aprovou o projeto 064/2018, de autoria do vereador Cícero Pinheiro (PTB), que institui “O Dia Municipal do Capoeirista”. A data será comemorada anualmente no dia 3 de agosto, em alusão ao Dia Municipal da Capoeira e do Capoeirista, também celebrado neste dia.
Feliz com a aprovação, o vereador Cícero Pinheiro comentou o projeto. “As Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Esportes, Turismo e Juventude ficaram responsáveis por desenvolver atividades neste dia, como palestras, aulas, rodas de capoeira, entre outros, para enaltecer o tema, buscando dar visibilidade e mais dignidade social e cultural a essa importante manifestação popular”, ressaltou.
Mais sobre a data: No dia três de agosto é comemorado o dia de uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras: a capoeira. Em 2008, a manifestação foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial. Atualmente, a capoeira é considerada um dos principais esportes nacionais. A manifestação surgiu entre os escravos como um grito de liberdade. Os negros da África, a maioria da região de Angola, foram trazidos ao Brasil para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar, nas fazendas de café ou nas casas dos senhores como mão de obra escrava. Sendo assim, a capoeira era uma forma de luta e resistência.