Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Semana de Mobilização em Favor a Vida é lançada em São Lourenço da Mata

Semana de Mobilização em Favor a Vida é lançada em São Lourenço da Mata

por slm publicado 13/03/2015 16h41, última modificação 13/03/2015 16h41
Semana de Mobilização em Favor a Vida é lançada em São Lourenço da Mata

Com o intuito de incentivar a doação de sangue no município, foi lançado na manhã desta sexta-feira (13), na Câmara Municipal de São Lourenço da Mata, a Semana Municipal de Mobilização em favor da vida. Com o tema “Doar sangue um ato de amor e cidadania”, a ação é fruto do projeto de lei municipal nº 2.453/2015, de autoria do vereador Antônio Manga, sancionada pelo prefeito Ettore Labanca. Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Gino Albanez, a representante do HEMOPE, Josinete Gomes, além de representantes da Secretaria de Educação e de Saúde Municipal.

A nova lei torna obrigatória a instituição da Semana Municipal de Mobilização em Favor da Vida, que deve ser realizada entre os dias 6 e 10 de abril. A escolha do período foi feita devido a proximidade do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. A nova norma tem como principal objetivo realizar campanhas educativas com os estudantes do município, assim como toda a população, a pensar na doação de sangue, como um ato solidário em favor da vida.

Durante o evento, o vereador Antônio Manga, autor do projeto de lei, agradeceu o apoio da prefeitura e também de todos os colegas da Câmara, e falou de como a campanha deve funcionar no município. “Nós não devemos só fazer a coleta do sangue e sim educar e formar multiplicadores que devem ser das escolas tanto municipais, estaduais, como particular, que vão passar para o resto da população a necessidade dessa doação de sangue, porque um próximo espera lá no hospital e nós não podemos deixar que uma vida vá embora por falta de uma doação de sangue ao HEMOPE”, explicou.

A representante do HEMOPE, Josinete Gomes, ressaltou a importância de além de incentivar a doação de sangue, também procurar educar a população para fortalecer essa cultura no país. “Nós não precisamos só de campanha pontuais para a doação de sangue, nós precisamos de ações educacionais como esta, de formação continuada, para criar essa cultura em nosso país”, disse. A representante do hemocentro aproveitou a oportunidade para firmar o compromisso de, pelo menos duas vezes ao ano, trazer um posto móvel do HOMEPE para realizar coletas de sangue em São Lourenço da Mata.

O vice-prefeito Gino Albanez manifestou a satisfação da prefeitura em aprovar um projeto com tamanha importância social. “Assim que o prefeito Ettore Labanca leu, ele sancionou de imediato o projeto de lei, porque essa lei além de um ganho social, também é um ganho humanitário para São Lourenço da Mata”, disse o gestor. Gino também aproveitou a ocasião para comunicar que a prefeitura, através da Secretaria de Saúde Municipal, já está em contato com a Secretaria de Saúde Estadual e com o HEMOPE para a implantação de um posto fixo de coleta de sangue no município.

 

 

Fonte: Redação-SECOM/

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

Mídias Sociais

   

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo
Transparência