Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e obrigatoriedade da inclusão do tipo sanguíneo no capacete de motoboys são aprovados na Câmara
Com o objetivo de salvar vidas, a Câmara Municipal de São Lourenço da Mata aprovou, hoje (26), os projetos de lei 002/2019, que institui a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos”, e o 004/2019, que obriga a inclusão do tipo sanguíneo e fator RH nos uniformes ou capacetes dos motoboys da cidade. Os projetos, ambos de autoria do vereador Leonardo Barbosa (SD), foram aprovados por unanimidade dos presentes.
Ao comentar sobre a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos, o autor do texto explicou que a iniciativa vai estimular atividades de promoção e apoio à doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplantes. “A matéria, que já havia recebido parecer favorável pela Comissão de Justiça e Redação, e hoje, conseguimos aprová-la, pretende promover atividades de promoção, como palestras, seminários, simpósios, divulgação na mídia, distribuição de materiais educativos, boletins informativos e outras formas de publicidade no sentido de incentivar a prática”, pontuou Leonardo.
Já sobre a obrigatoriedade da inclusão do tipo sanguíneo e fator RG no capacete ou nos uniformes dos motoboys, o vereador explicou que as informações são primordiais em socorros de urgência, principalmente para transfusões sanguíneas, e com isso, há melhores chances de salvamento do cidadão envolvido, além da redução das sequelas. “Nosso objetivo é salvar vidas! Mais da metade dos acidentes de trânsito em São Lourenço da Mata envolve motociclistas, por isso, solicitamos a identificação dos dados em local visível por parte dos condutores. E, em caso de constatação da ausência das informações, o motociclista pode ser notificado e multado pelos órgãos competentes”, disse Leonardo.